Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação
Aplicada à Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: Adrielli Mota, Austria Morais, EMYNE ABRÃO e Ermina
Cristina.
Programa
de Informática na Educação (ProInfo)
INTRODUÇÃO
O objetivo do nosso trabalho foi
conhecer o Programa de Informática na Educação (Proinfo), sua estrutura e seu
funcionamento. Para isso, fomos até o local do referido programa ProInfo, fomos
recebidas por uma das pessoas que trabalha no programa e ele nos deu todas as
informações necessárias.
Esperamos que este trabalho
pudesse esclarecer o funcionamento do mesmo de uma forma fácil e proveitosa,
pois sabemos que será vantajosa tanto para os professores quanto para os
alunos, que serão beneficiados com a tecnologia do futuro que é a informática.
Ficamos realizadas por ter feito
esta pesquisa, que também nos proporcionou muitas informações ricas, além de
saber que o Projeto de um computador por aluno não é um sonho mais uma
realidade.
RELATÓRIO
O Programa de Informática na
Educação (ProInfo), foi fundado no ano de 1997 e hoje em dia funciona na Av.
Santos Dumont no bairro São Francisco, coordenado pela Prof.ª Soraya Magalhães
Gomes.
Nosso grupo visitou o Programa de
Informática na Educação (ProInfo), fomos recebidos pelo instrutor de informática
Paulo Oliva que nos relatou sobre o propósito dessa instituição: “O Proinfo
existe para, acima de tudo, trabalhar com as tecnologias na área de
informática, aproximando as tecnologias dos docentes e discentes, e todo corpo
participante das escolas”. Nesse intuito, a organização vem
disponibilizando para a comunidade, acesso a informática e suas tecnologias,
“Oferecemos curso de informática básica, curso de informática aplicada somente
para professores, e cursos avançados também [...]”.
A instituição
atende a várias escolas que desejam proporcionar esses cursos ao seu alunado,
basta que faça a inscrição e siga os comandos da organização. O programa
funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação
existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de
introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da
rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição,
em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Os NTEs são
os núcleos de informática dentro dos centros educacionais (escolas), que são
auxiliados pela Proinfo, tanto nas suas necessidades de assistência como os
treinamentos dos funcionários que atuam no mesmo.
Um dos principais cursos
oferecidos pela Proinfo é o curso de “Tecnologia na Educação: Ensinando e
Aprendendo com as TIC”, que visa o aperfeiçoamento do professor na utilização
das tecnologias na sala de aula. As instruções para o manuseio, como
implementar esses equipamentos ao planejamento de aula, as atividades que se
pode utilizar esses métodos, entre outros benefícios que a tecnologia oferece
ao professor, auxiliando-o a no exercício de sua função.
A coordenadora nos contou que o
objetivo principal do programa é capacitar o professor da rede pública de
ensino. Assim sendo, o (projeto aluno integrado) visa utilizar a informática
com objetivo de incentivar o aluno a se familiarizar com as novas tecnologias
em educação, principalmente em suas relações com o cotidiano, interagindo com
as demais Ciências, dado que muitas vezes, o discente não percebe que as mídias
fazem parte do seu dia-a-dia. É um curso técnico para os alunos a partir dos 13
anos de idade, várias escolas da capital são beneficiadas do referido programa
sendo no geral 90 incluindo as do interior.
O curso de informática aplicada
para professores tem capacitado profissionais de todos os níveis da educação
para uma ampla visão de ensino, melhorando o jeito de dar aula utilizando as
tecnologias:
“O ProInfo não se
destina a reinventar a máquina de ensinar, mas a fazer com que professores
desempenhem melhor sua nobre missão, orientando os educandos para que estes,
apoiados pelas novas tecnologias de informação e comunicação, tornem-se
cidadãos de fato, criativos e independentes, aptos a aprender durante toda a
vida e conviver numa sociedade cujo dia-a-dia depende cada vez mais de
tecnologia. O ProInfo, enfim, volta-se para promover interaçõe humanas,
utilizando-se da tecnologia em nome de valores humanos.” Relatório de
Atividades 1996/2002.
O acompanhamento do MEC nas
atividades desenvolvidas na Proinfo e cotidiano, pois cada estudante tem seu
login no portal e-proinfo.com.br onde realiza atividades desenvolvidas
por professores locais mas com o controle do Ministério da Educação. Fora este
controle o MEC é responsável pela formação e qualificação dos instrutores.
Uma
das dificuldades encontradas pela instituição é a infraestrutura das salas e de
armazenamento das máquinas. Em relação aos equipamentos, foi citado que são
suficientes, mas os recursos humanos, ou seja, o quadro pessoal não é
satisfatório, pois muitos professores não querem ir para sala de mídias devido
não terem incentivos a docência, o espaço físico também foi citado como uma das
preocupações da coordenadora, pois nem todas as escolas tem uma sala reservada
para os computadores, isso faz com que demore as instalações dos mesmos tendo
que ser adaptado muitas das vezes sem menor infra estrutura.
A rede elétrica também é outro
problema encontrado nas escolas, pois tem que fazer adaptação da carga, e muita
das vezes demoram a chegada da mão de obra, pois tem que passar por vários
tramite na secretaria de educação, no interior a realidade é a mesma.
A coordenadora nos falou sobre o
projeto dos tabletes que estava sendo entregue neste dia, que tem como objetivo
envolver os professores da rede publica de ensino a fazerem parte do mundo
virtual e conhecerem seus benefícios, dando a oportunidade para o docente ter
contato com um mundo de uma maneira rápida e eficaz. Tendo também como foco o
conhecimento da pesquisa em ambiente tecnológico. Todas as informações desse
relatório foram de encontro as nossas expectativas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho nos evidencia
informações importantes para esclarecer o objetivo principal do referido
programa (ProInfo), promover o uso da Telemática como ferramenta de
enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. Cujo trabalho
principal é introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) nas
escolas públicas, além de articular os esforços e as ações desenvolvidas no
setor sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia
Educacional (NTE).
Até certo ponto podemos afirmar
que o estudo até aqui realizado pode contribuir para o aprimoramento do
processo ensino aprendizagem das tecnologias aplicadas nas salas de aulas da
rede publica de ensino.
REFERENCIAS:
Relatório de Atividades 1996/2002. Ministério da Educação
MEC. Brasília – DF, 2002. Disponível em: http://www.proinfo.gov.br/upload/img/relatorio_died.pdf acesso 08/08/2013.
Olá Emyne,
ResponderExcluirParabéns pela postagem do Relatório! Apenas senti falta de fotos.
Abraços,
Profa. MSc. Teresa Kátia